/t/ - Tecnologia

Se pedires com carinho, possívelmente arranjamos o teu PC.


Nova Resposta
Nome
X
Email
Mensagem
Ficheiros Máx 4 ficheiros100MB total
Palavra-passe
[Responder]


Está na hora de escapar das prisões das redes sociais tradicionais - https://prisonbreak.foxtv.pt/


1a2bddc01b0421892eceee335e2ddf3a3e05ac4282d719ee66989fb87e664301.png
[Esconder] (608.8KB, 2152x2450) ImgOps
>thinkpads são os melhores portáteis usados
>são feitos para militares por militares
>muito duráveis
>velocidades decentes
>muito bom suporte de linux
>teclado à prova de água

Modelos recomendados:
T420 - 14" tamanho normal
X220 - 12.5" ultraportátil

Se fores novo nisto, pergunta com carinho como podemos te ajudar a mudar para linux no thinkpad.

Se fores um avô que já usa thinkpads mostra o teu setup, e ajuda os putos.
Respostas: >>5284 >>5338 >>5480
d64c5f53e0977604f37a56f6944809e80f394aa326a9a3aff55995d6a84464cd.jpg
[Esconder] (140.8KB, 1600x1210) ImgOps
Não sei se vais ter muita sorte, alumínio. Nem devem existir dois gajos com gordopads por aqui.
De qualquer das formas, T440 reportando dentro. Sim o rato é tão mau como dizem.
Respostas: >>5258
Percebo que são bem feitos e isso tudo mas qual é a vantagem de comprar um portátil em segunda mão com +5 anos?
Respostas: >>5254
>>5250
Se estás a falar dos modelos até ao T430/X230, há muita gente que acredita que são os últimos bons modelos. Todos os modelos a seguir são considerados "recentes" e de certa forma são desenhados com a mentalidade actual em mente (tornar tudo o mais fino possível etc.).
Se estás a falar de forma geral, o preço/qualidade. Um portátil da mesma gama de preços tem pior performance, muito pior qualidade de construção e menos funcionalidades, mesmo que seja moderno.

>Inb4 computador lento
Um portátil com 5 anos serve perfeitamente para a maioria das pessoas, especialmente se não estiver a correr janelas.
lixo.jpg
[Esconder] (115.5KB, 1280x989) ImgOps
>>5248
Tenho um T480, não gosto do portátil.
Tem um Shintel que aquece de caralho, é volumoso, lento, a bateria não dura muito, não é confortável em geral e não diria que tem grande resistência. Já parti um ecrã quando estava a limpar o portátil com bastante cuidado com aqueles panos dos óculos.

Não sei porque é que o pessoal dos chans bate tanta punheta a este lixo.
Respostas: >>5262
>>5258
Funciona do meu lado, não sei porque haverias de ter uma má experiência. Será que os novos modelos perderam o charme?
De qualquer das formas, e em relação ao meu T440. 
>aquece
Não me posso queixar, nunca senti que estava quente sequer. 
>lento
Também não me posso queixar muito, a não ser que tenha tipo 2 IDEs abertos + um browser com não sei quantas tabs e chamada de voz parece sempre fluido. Claro que estou a falar de um I5 de 2013 (?), não há milagres, mas assumo que os 8gbs de RAM sejam o gargalo de garrafa aqui. 
>volumoso
Sim, é um thicc boy. Mas ao mesmo tempo, é literalmente 14 polegadas, o que o torna super maneirinho. 
Quão volumoso pode ser um T480 sequer? 
>bateria
A bateria nunca foi um ponto forte, não é aquelas coisas de 12 ou 18 horas dos portáteis mais recentes, mas o tlp (incluindo os módulos exclusivos para thinkpads) faz milagres. 
>e não diria que tem grande resistência
>Já parti um ecrã quando estava a limpar o portátil com bastante cuidado com aqueles panos dos óculos.
Tenho uma experiência exatamente oposta a ti. Levo-o para todo o lado sem cuidado nenhum há 3 anos, a maioria das vezes anda numa mochila cheia de areias e pós no mesmo compartimento que ferramentas e coisas assim. 
Já se sentaram em cima dele várias vezes e até já o pisei porque quando estou a ver algo na cama deixo-o no chão quando vou dormir. Nem o ouvi estalar.
Respostas: >>5273
>>5262
O meu tem 16GB de RAM, o uso que lhe dou é Microsoft Teams, browser com umas 15 tabs, 2 ou 3 instâncias do IDE e compilo frequentemente.
O que acontece é que quando meto a compilar aquilo aquece tanto que leva throttle, é um intel i7 quad-core de 1.8GHz e estou constantemente a levar com throttle. Já abri, limpei e substituí a pasta de dentes por Arctic Silver e ficou ligeiramente melhor mas ainda uma merda.

Outra coisa que é cagada é a placa gráfica Intel disto, não tem uma placa melhor e peida-se todo com os efeitos do Gnome (que eu desativei com o gnome tweak tools) mas acho inaceitável ter de desativar efeitos básicos do desktop para ter as coisas a funcionar direito.

Para além do mais tenho um 3900x, portanto é um grande choque quando tenho de usar o portátil. Com o meu desktop eu não sei o que é ter o computador a bloquear ou a ficar lento por mais coisas que eu esteja a fazer em simultâneo enquanto que o Lenovo bloqueia e fica lento várias vezes por dia, mesmo quando não estou a compilar e eu não faço nada de especial.

>Já se sentaram em cima dele várias vezes e até já o pisei porque quando estou a ver algo na cama deixo-o no chão quando vou dormir. Nem o ouvi estalar.
Se calhar eu é que tive azar, deram-me um novo portátil e com este nunca mais tive problemas. Mas depois daquela má experiência fico sempre com medo de que ele se vá partir por nada.
Respostas: >>5276
>>5273
>O meu tem 16GB de RAM, o uso que lhe dou é Microsoft Teams, browser com umas 15 tabs, 2 ou 3 instâncias do IDE e compilo frequentemente.
>O que acontece é que quando meto a compilar aquilo aquece tanto que leva throttle
Provavelmente a maneira como desenharam a thermal solution deve ser mesmo uma merda, ok que é um portátil, mas devia aguentar-se com isso sem ficar demasiado quente. 

>peida-se todo com os efeitos do Gnome
Estás a usar que versão? Os efeitos do gnome sempre foram uma merda nesse tipo de coisas mas nas últimas versões acho que essa questão ficou resolvida.
 
>Se calhar eu é que tive azar
Pode nem ser, há por ai muita gente a dizer que depois dos 30 a qualidade de construção ficou uma merda. 

Não sei, também é preciso ter em consideração que é um portátil, nunca vai ser melhor ou equivalente ao teu desktop mas de facto não pareces estar a ter a melhor experiência.
Respostas: >>5280
>>5276
Eu hei de ter um modelo novo em breve mas os meus colegas queixa-se que ainda é pior. Os novos que estamos a receber ainda são os modelos com Intel, queria os mais recentes com CPU Ryzen mas acho que não é desta. Acho os Ryzen vão resolver os problemas térmicos e da lentidão.
O meu trabalho é bastante atrasado por isto, é cansativo e frustrante. Não faz sentido pagarem-nos salários tão elevados e depois perderem uma boa fatia da nossa produtividade com computadores de merda. 
Na empresa antiga uma das principais razões para eu ter saído foi por ter um computador super lento que eu as vezes tinha de esperar 5+ segundos para mudar de uma janela para a outra quando o ambiente de produção estava todo a arder e tinha as pessoas em cima de mim para pôr as coisas a funcionar.

Eu tenho acesso a um servidor threadripper para fazer compilações e o que quiser e já pensei em fazer offload das coisas mais pesadas para lá mas a rede é tão instável que é inviável ter um fluxo de trabalho que dependa disto.

Enfim, se calhar o computador até é bom mas não é adequado às minhas necessidades. Em Windows parece correr bem mais rápido mas passei pouco tempo com o Windows para confirmar.

>Estás a usar que versão? Os efeitos do gnome sempre foram uma merda nesse tipo de coisas mas nas últimas versões acho que essa questão ficou resolvida.
Estou a usar o Gnome3, não sei qual versão especificamente mas é a que vem no último Ubuntu LTS. Como é LTS se calhar não levou com as últimas versões do Gnome, quando receber o próximo portátil então vou tentar um não LTS para ver se fica direito.

>Não sei, também é preciso ter em consideração que é um portátil, nunca vai ser melhor ou equivalente ao teu desktop mas de facto não pareces estar a ter a melhor experiência.
Pois, eu queria uma workstation de jeito para o meu trabalho. Um Ryzen 3600 com 32GB de RAM e 1TB SSD chegava perfeitamente. As empresas dão sempre portáteis e as políticas do IT constumam ser inflexíveis, eu só posso escolher 3 ou 4 modelos e é tudo dentro do mesmo.
Respostas: >>5281
>>5280
>Eu hei de ter um modelo novo em breve mas os meus colegas queixa-se que ainda é pior.
Vai continuar a ser um thinkpad ou? 

> Em Windows parece correr bem mais rápido mas passei pouco tempo com o Windows para confirmar.
Não devia, tanto quanto sei os thinkpads suportam oficialmente linux (até acho que é ubuntu). Mas pronto, a magia proprietária dá sempre um jeitinho às coisas. 

>Eu tenho acesso a um servidor threadripper para fazer compilações e o que quiser e já pensei em fazer offload das coisas
Eu tentava fazer isso mas tenho queda por máquinas poderosas atrás de uma conexão ssh. Provavelmente tentava resolver o problema da rede só para o fazer.

>Estou a usar o Gnome3, não sei qual versão especificamente mas é a que vem no último Ubuntu LTS
Também já não sei ao certo em que versão foi, mas deve ter andado entre essa ou a seguir. Mesmo sem usar a LTS vais continuar a levar com o gnome 3.38 porque a última versão (21.04) ainda não inclui o gnome 40, nem se sabe se a próxima vai incluir. De qualquer das formas, se o meu portátil não se borra com as animações o teu também deve deixar de borrar.

>As empresas dão sempre portáteis e as políticas do IT constumam ser inflexíveis, eu só posso escolher 3 ou 4 modelos e é tudo dentro do mesmo.
Meh, tem de ser para facilitar o trabalho IT.
Respostas: >>5282
>>5281
>Vai continuar a ser um thinkpad ou? 
Sim, Thinkpad também.

>Eu tentava fazer isso mas tenho queda por máquinas poderosas atrás de uma conexão ssh. Provavelmente tentava resolver o problema da rede só para o fazer.
Eu também gostaria mas é uma empresa grande e mudar as coisas é difícil, eu acho que também é um bocado por falta de vontade e falta de conhecimento do departamento de IT. Já construí, geri e planeei algumas redes e a ideia que tenho é que muitos dos problemas que temos não são difíceis de se resolver.
Por exemplo, usamos uma VPN proprietária que funciona super mal enquanto que eu já fiz redes menores com o tinc e cliente OpenVPN e funcionava 100% sem problemas. No entanto anda-se a pagar por uma solução proprietária que funciona bem pior do que as open-source. Eu não faço o trabalho deles portanto posso achar que é fácil quando nao é mas não me parece.
Outro problema que temos são VLANs mal configuradas, para isso não há desculpa.
Compreendo a tua queda, eu também gosto dessa ideia e provavelmente poderia configurar a minha própria VPN lá, mas isso era pedir para ser despedido.

Já me queixei várias vezes disso, eu e mais gente, mas agora parece que o pessoal se habituou à pedra no sapato, já não se queixam, não tentam mudar e se eu me queixo dizem que não se vai perder tempo com isso e para eu me adaptar. A única solução que vejo é mudar de empresa mas parece que em todas o IT é sempre uma merda. 
Eu já trabalhei em IT e achava que o trabalho que eu fazia era uma merda, era forçado a criar 1001 restrições estúpidas para os utilizadores, obrigá-los a criar ticket por qualquer merdinha que eu poderia resolver em 1 minuto ao telefone sem ter de frustrar o utilizador com a obrigação de criar um ticket para ajudar a configurar o mail, máquinas lentas e caras da Dell que pagavam extra por causa do suporte premium que virou uma valente cagada quando passaram o call center para a romênia e tínhamos de falar com romenas que mal falavam português e pediam o service tag 2 ou 3 vezes ao longo da chamada por falta de organização e a falta de autonomia dos diferentes níveis de suporte, eu sabia resolver muitas coisas mas como eu era nível 3 e não nível 2, tinha de escalar e esperar 1 semana para ser resolvido algo que eu poderia resolver na hora.
E isso tudo culpa do ITIL, que é considerado boas práticas mas desde que começaram a implementar ITIL eu acho que a qualidade do meu trabalho e satisfação dos utilizadores piorou bastante em comparação a quando trabalhava-se em modo ad-hoc.

Foi um bom desabafo, soube-me bem escrever sobre isto.

>Meh, tem de ser para facilitar o trabalho IT.
No meu caso sou eu a fazer a gestão da minha máquina porque o IT não toca em máquinas Linux, nem sequer pertenço ao domínio, portanto seria meio que indiferente para o IT. Mas percebo, então que deixem a possibilidade de comprar máquinas desktop ou escolher uma maior gama de laptops, por exemplo, tudo o que fosse Lenovo em vez de 3 modelos específicos.
Screenshot_at_2021-06-09_15-57-26.png
[Esconder] (332.8KB, 1366x768) ImgOps
>>5247 (OP) 
Novo fagote aqui no ptchina, turista do /g/ no 4queixos. Cai no meme de comprar um X220 usado (120€) há cerca de 2 anos, e tenho apreciado bastante. Substitui o HDD por um SSD de 250gb e a placa de internet privativa que trazia, porque freetardismo. Talvez adquira um X1 Carbon no futuro quando o preço não for absolutamente ridiculo e tier de macbook
>Tema de MacOS
Sim, o tema do Cheetah é o que é mais familiar para mim, e nunca envelhece.
Respostas: >>5287
>>5284
>freetardismo
Meteste coreboot e essas coisas?
Respostas: >>5297
>>5287
>coreboot
Tentei na altura, mas rapidamente desisti da ideia. Pelo menos antes, era necessário um outro thinkpad já com coreboot instalado, ou um Raspberry PI, e não tenho ou tinha nenhum dos dois. Não tenho verificado desde então, mas provavelmente instalo no futuro se for mais acessível. Em termos de freetardismo limito-me a transferir a maior quantidade de software libre que consigo, não vou andar a perder o meu tempo à procura de alternativas que fazem 40% do que o programa original faz se não tiver escolha. Maior motivo por ter uma distro baseada em Arch instalada, mesmo com os riscos da AUR. A unica coisa que instalei que faria um freetard orgulhoso foi a placa mesmo, comprei-a pouco depois de ter comprado o thinkpad mesmo, mas não valeu de muito. As maiores vantagens que trouxe foi poder conectar a wifi de 5Ghz e poder instalar Hackintosh (Já tentei e não é muito bom, extremamente instável e a minha instalação foi pro caralho em uma semana kek)
Respostas: >>5298
>>5297
Eu dúvido que vá ficar muito mais fácil, penso que as limitações estão mesmo na dificuldade de instalar firmware a um nível tão baixo. Acredito que isto seja mais relacionado com ser um ecossistema fechado do que com incompetência no coreboot. Dito isto, nunca experimentei nem li muito sobre isso.
>não vou andar a perder o meu tempo à procura de alternativas que fazem 40% do que o programa original faz se não tiver escolha
Mas é a tua máquina do dia a dia?
Pensei que um x220 ia ter demasiadas limitações para não ser uma máquina de "hobbie".
Respostas: >>5299
Screenshot_2021-06-11_191030.png
[Esconder] (983.2KB, 781x1008) ImgOps
>>5298
Eu possuo um desktop em casa, mas sim, uso o X220 para o trabalho normalmente. Para o meu uso diário que é browser, Word e Excel (LibreOffice Writer e Calc neste caso), um dual-core e 4gb de RAM fucionam-me bem a ponto de não ser uma experiência desgastante. As páginas carregam rápido o suficiente, e nunca tenho problemas com travas ou algo do género. Claro, também ponho em prática usar software mais leve, com o MATE em DE. Suponho que algo mais pesado que isso já seja pedir demasiado para portáteis com mais de 10 anos, como edição de video. Se tivesse que dizer o limite, acho que o X200 e o T400 são o limite de usabilidade hoje em dia. Anons que garantem que usam thinkpads com Core Duos como os T60s para uso diário só podem ser larpers, porque até em distros leves de Linux esses portáteis demoram a carregar. Realmente tenho de ver um a usar para acreditar. Tenho sorte de funcionar para mim, é excelente de trazer de um lado para o outro, cabe em qualquer mala que o meta. E outras coisas também como o teclado, que é realmente tão bom como dizem, e a qualidade de construção é muito boa também. O trackpad podia ser melhor, mas já me habituei a usar o mamilo como os reis da internet.
Respostas: >>5302
>>5299
Eu já vi um puto na faculdade com um, devia ser para aí de primeiro ou segundo ano, até pensei em meter-me com ele mas era meio esquisito.
Já tinha pensado arranjar um para a brincadeira e acabei por desistir mas com o que dizes agora talvez vá buscar um T60.
Respostas: >>5307
KingSener_X220.jpg
[Esconder] (93.1KB, 1179x1228) ImgOps
>>5302
Boa sorte então danone, acredito que vais gostar. O T60 consegues encontrar bem barato, com sorte encontras um recondicionado até e não te dás ao trabalho de o renovar. Sempre ouvi falar bem desses em termos de máquina para hobbie, conseguem ser mais modificavéis ainda. Acho que tem a ver com o facto de terem sido fabricados na altura em que a Lenovo adquiriu à marca à IBM. Tem especial cuidado com as baterias, mesmo que sejam novas, muitas das que encontras no mercado usam células já mortas que após um par de meses esgotam por completo e o PC não sai da tomada. Aconselho comprares uma de 9 cell do Aliexpress, se conseguires. Eu comprei pic relatada para o meu e tem 8 horas de vida.
dankpads.jpg
[Esconder] (67.2KB, 1500x1125) ImgOps
>>5247 (OP) 
Tenho um T440, comprei em 2018.
Como estão os novos Thinkpads?
São bons como os antigos?
Respostas: >>5339
>>5338
A ideia geral é que os Thinkpads novos ainda são excelentes máquinas para o que fazem. No entanto, os antigos faziam melhor, e para o preço que são, mais vale comprar um M1 da Apple. Isso só vai agravar ainda mais quando eles lançarem o chip novo, e os M1 atuais ficarem a preços mais acessíveis. O X1 carbon geralmente o mais apreciado, que acaba sendo o mais caro também.
Respostas: >>5396
ClipboardImage.png
[Esconder] (806.9KB, 1960x1320) ImgOps
>>5339
Sem dúvida, diria até que os M1 atualmente são bastante acessíveis para o que são. Não sou fã da Apple e admito que eles ali fizeram um excelente trabalho, Nem são caros, € 1089 pelo Macbook Air de 256GB e € 1343 pelo de 512... isso por uma cena que custa tanto quanto o meu Thinkpad custa, é mais leve, mais resistente,  bateria dura MUITO mais e é mais rápido. Eu até fiquei surpreendido da Apple ter feito uma coisa tão boa e tão barata, mesmo para uma marca normal este preço é quase dado considerando o trabalho colossal que tiveram a mudar tudo para ARM, fazer um chip para traduzir x86 para ARM rapidamente, recompilar todo o sistema operativo para ARM e assegurar que tudo funcionava direito. 
Não foi a cagada que a Microsoft fez quando lançou o Windows 10 ARM para o Surface em que não conseguias correr nenhum programa que não tivesse sido compilado especificamente para Widows ARM. A Apple fê-lo muito bem feito, caralho!
Respostas: >>5397 >>5398
>>5396
Vermelhopilem-me sobre essa nova geração de CPUs da Apple. Finalmente superam os Intel/AMD topo de gama? Compensa mudar do janelas para a Apple para um gajo que queira gastar uns 1000, 1500 num computador high end?
Respostas: >>5398
Os 8GB de ram do mais barato é que lixam tudo, já que não dá para actualizar. Eu quero é ver os próximos chips deles para desktops e servidores.

>>5397
>Finalmente superam os Intel/AMD topo de gama?

>>5396
Calma, aquilo é um chip de 15 watts. tens que o meter lado a lado com chips do mesmo género. Rebenta com eles todos e até ultrapassa alguns chips de 30 e tal watts. É óbvio que um de 65w ou mais para desktop é muito mais rápido, daí eu querer ver chips deles que não foram arquitectados para eficiência energética.
Respostas: >>5400
>>5398
>15 watts
Foda-se não sabia que era tão baixo. A minha esperança é que com isto haja uma mudança de cisc para risc. Sendo sonhador talvez até mesmo para riscv.
Respostas: >>5401
>>5400
lol? aquilo é um chip arm, arm é risc
x86 é cisc
risc-v vai ser meme durante muitos anos
44462438eeb98c8c538d6f336a5007e0.jpg
[Esconder] (12.6KB, 236x272) ImgOps
>>5247 (OP) 
> "muito bom suporte de linux"
> tem um T440s
> mousepad para de funcionar quando acorda da suspensão
> obriga me a fazer sudo rmmod psmouse && sudo modprobe psmouse sempre que saio da suspensão
mfw
Respostas: >>5487 >>5497
>>5480
Já experimentaste instalar um cistema operativo decente tipo ubuntu?
4a01450a7480e930fd498befef47cfa5dfaa36172d2c98f47ac0f4135f4377aa.jpg
[Esconder] (127.3KB, 1920x1080) ImgOps
>>5480
T440 reportando dentro.
Também estou com essa merda de bug, sente mal homem.
Sabes se >alguém está a fazer alguma coisa? 
No limite, e apesar de nunca o ter feito, abrimos nós um issue.
Já tentaste editar no /etc/modprobe.d/touchpad.conf
e adicionar options psmouse proto=imps?

28 respostas | 10 ficheiros
A conectar...
Ações

Ações:

Captcha:

Instruções
NotíciasRegrasFAQLegal/DMCADoar

Todas as marcas registadas, direitos de autor, comentários e ficheiros neste site são propriedade e responsabilidade dos seus respectivos autores e proprietários. Só um louco levaria o que aqui é escrito a sério.