/c/ - Arte & Cultura

De arte a zinema.


New Reply
Name
X
Sage
Message
Files Max 4 files100MB total
Password
[New Reply]


c4773ac1708c79b66fcfdc53ece95a510a3e424ec613918ed306f47576239bd3.webm (u)
[Hide] (2.8MB, 1920x798, 00:05)
Vi isto. Foi bom.
Esse é o Duna?
43242.PNG (u)
[Hide] (279.7KB, 839x856)
stellan-1629948306850.jpg (u)
[Hide] (53.7KB, 1280x720)
Acho que foi bastante bom ate ao momento em que o Paul e a mae fogem no aparelho voador e entram na tempestade. Ate esse momento, o pacing é excelente, o mundo e a politica é estabelecida sem exposition dumps e estava investido no futuro da família e desejo de saber mais sobre este mundo. Absolutamente excelente. Mas depois desse ponto, acho que o filme abranda muito.

Ver o Paul e a mae a sobreviver no deserto e a tentar chegar aos fremen simplesmente nao é interessante o suficiente para sustentar a quantidade de tempo que o filme investiu nessa secção.

O final também foi fraco. Ao contrario de por exemplo o primeiro Lord of the Rings, que apesar de ser um filme numa história que dura 3, é um filme completo com 3 atos, inciting incident, rising tension, falling action, climax etc. 
Dune simplesmente acaba algures no segundo acto. No entanto nao estou zangado visto que ja foi confirmado que vao fazer a parte 2 e aguardo para ver com entusiasmo. 

https://www.youtube.com/watch?v=Y8OAUNzYYtA&t=19s
Replies: >>4507 >>4511
>>4506
Concordo plenamente com a tua crítica. O Daniel Vila Nova de Gaia não terminou o filme num ponto satisfatório.
Replies: >>4508
a8c52db91dc98c30c99715de33e49e71--frog-meme-the-frog.jpg (u)
[Hide] (15.3KB, 236x248)
>>4507
>Daniel Vila Nova de Gaia
1635538237315.jpg (u)
[Hide] (247.6KB, 600x873)
Vi
Não foi mau...
Melhor que o filme do David Lincha
Mas a série da SyFy continua a ser melhor adaptação (não em visuais, mas em tudo resto)
>>4506
>Ver o Paul e a mae a sobreviver no deserto e a tentar chegar aos fremen simplesmente não é interessante o suficiente para sustentar a quantidade de tempo que o filme investiu nessa secção.

Isso é porque eles adaptaram essa parte mal como o caralho
Não estabeleceram devidamente o quão agreste e violento o ambiente do planeta, e cortaram demasiadas merdas, como resultado não há peso nenhum a essas cenas

Eu sei que adaptações de livros para filmes não podem ser verdadeiramente completas
Mas por exemplo comparando este filme ao Senhor dos Anéis, esse é uma adaptação muitíssimo melhor porque o realizador cortou apenas cenas e contexto que no geral não tem grande peso na história (expecto a morte do Sauroman na Theatrical Cut, isso foi retardado)
Aqui no Dune eles tiraram ou abreviaram demasiado contexto, demasiadas cenas, ao ponto de os personagens e eventos parecem literais resumos do livro

Também as adições e interpretações politicamente corretas do Ano Atual pelo Daniel, completamente destruem certas intenções e temas do livro
Replies: >>4512
oX80tET.jpg (u)
[Hide] (114.4KB, 1920x1080)
>>4511
Existem cenas do livro que eles cortaram que sinceramente espantam-me um bocado, como o banquete. A família Astride mal chega ao Iraque é logo um "siga siga siga!" para a tragédia.

Eu até gostei do filme, mas idealmente isto jamais seria um projecto para um director como o Daniel Vila Nova de Gaia. Acho as cores do filme mesmo muito más, e os uniformes e adereços deixam muito a desejar; não é que eu espere um Jodorowsky ou coisa que o valha, mas merecia algo mais. Agora, o que me frita o bife e as batatas é o facto da imagem ter sido claramente sacrificada para Judeu do IMAX, o que para mim é simplesmente indesculpável, mas infelizmente não era algo inesperado para alguém como o Daniel Vila Nova de Gaia.
Replies: >>4513 >>4516
>>4512
>é o facto da imagem ter sido claramente sacrificada para Judeu do IMAX,
nada os impede de lançarem uma versão 16:9 em vez das 21:9 que costuma ser o típico dos filmes.
Olha para os filmes do nolan, as cenas filmadas com camera IMAX preenchem o ecrã da televisão todo e as outras têm barras pretas
Replies: >>4517
>>4512
>Existem cenas do livro que eles cortaram que sinceramente espantam-me um bocado, como o banquete. A família Astride mal chega ao Iraque é logo um "siga siga siga!" para a tragédia.

Exactamente a impressão que tive quando saí do cinema
Eu sei que fazer "worldbuilding" num filme/série de forma orgânica é difícil, mas o filme literalmente não tem "geoficção" nenhuma
Isto torna a trama demasiada "pobre" e penso que vai foder bem o Daniel na sequela, porque a audiência não perceber um crl do contexto que os personagens se encontram - aliás já se pode ver isto neste filme uma vez que as cenas do Paulo e da mãe no deserto não tem "perigo" nenhum


Acho que o problema foi de tentarem fazer logo 70% do livro num filme
O livro tem 3 partes - a estadia da familia Atreidos no Afeganistão e ataque os Harkhomens; o Paulo e mãe a adaptarem-se ao estilo de vida dos Frens; um timeskip onde o Paulo já é o Messias dos Frens e lidera-os contra o Imperador e os Harkonenes.

A cena é que a 1ª parte do livro, é a mais extensa e "pesada" - pois apesar de ser só 1/3 do livro, é a parte com mais "conteúdo"
E o Daniel tentou adaptar, essa 1ª parte toda, mais a maioria da 2ª parte (por isso que até acaba num sítio completamente sem nexo)

Na minha opinião, eles deviam ter adaptado a 1ª parte bem (tirando apenas cenas insignificantes, substituindo-as com cenas de contexto), e o filme acabava no capítulo em que o Paulo se apercebe que é um feitiçeiro (ou seja o ínicio da 2ª parte do livro)

Depois o 2º filme seria dividido no Paulo e a mãe a integrar-se com a sociedade dos palhinha-no-nariz, seguido pelo timeskip e o final da guerra
Replies: >>4517
05A7548A-B858-4660-A8B5-D1725A054B5D.png (u)
[Hide] (113.5KB, 320x436)
>>4513
>nada os impede de lançarem uma versão 16:9 em vez das 21:9 que costuma ser o típico dos filmes.
Tens toda a razão. Mas é muito estranho terem publicado a versão 21:9 nas plataformas de estrímingue do costume quando sabiam a priori que esta não era a forma ideal de se consumir o filme.

>>4516
>Isto torna a trama demasiada "pobre" e penso que vai foder bem o Daniel na sequela, porque a audiência não perceber um crl do contexto que os personagens se encontram
Nem mais. É apenas estranho terem decidido fazer as coisas deste modo porque no Dunas o Paulo é substancialmente menos importante do que toda a trama política envolvente. O Paulinho é importante no que concerne ao facto de ele ser o elemento precipitante resultante de vários longos séculos de maquinação política, mas sem este contexto a história perde muita da sua pujança. Honestamente não sei no que raio estava o realizador a pensar quando ele deu luz verde ao enredo, porque nada disto me parece uma boa premissa para a sequela a menos que forcem a ferros cenas originais a explicar o que raio se está a passar no grande palco imperial e como é que as peças se ligam. Como está, é como teres a pedra preciosa mais bela do mundo mas em vez de ela estar fixa num colar intrincado de metais preciosas, está amarrada ao pescoço com um fio qualquer.

Resta-me apenas a questão se vão lançar um Director's Cut à Senhor dos Anéis com cenas extra. Creio que o filme precisa mesmo muito disso.
Replies: >>4527
>>4517
>Resta-me apenas a questão se vão lançar um Director's Cut à Senhor dos Anéis com cenas extra. Creio que o filme precisa mesmo muito disso.

O filme precisa mais 30 minutos de cenas para dar contexto
Um colega meu disse bem, o filme precisa desesperadamente de uma cena com o Barão a explicar o crl do plano
Também os últimos 10 mins de filme precisam de ser cortados, todo depois do Paulo e da Jessica a despenharem-se no deserto devia ser o inicio do 2º filme
Vi este review e gostei.
Replies: >>4530
>>4529
<ele esqueceu o linco
Este: https://www.youtube.com/watch?v=fOO4nBgJLbc
[New Reply]
13 replies | 7 files
Connecting...
Show Post Actions

Actions:

Captcha:

Instructions
NotíciasRegrasFAQLegal/DMCASourceDoar

Todas as marcas registadas, direitos de autor, comentários e ficheiros neste site são propriedade e responsabilidade dos seus respectivos autores e proprietários. Só um louco levaria o que aqui é escrito a sério.