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/t/ - Tecnologia e Videojogos

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24669 No.5572

>"ei pessoal, o opengl em mac é merda porque não o atualizamos apesar de fazermos parte da Khronos, e fazemos a vida negra a quem quer portar aplicações de outras plataformas, por favor usem metal e compliquem ainda mais as vossas vidas."
>"podem continuar a usar opengl, mas não vos garanto que as vossas aplicações antigas continuem a funcionar, porque puta que pariu retrocompatibilidade ;)"
>"ou estás 100% connosco ou estás fora"

https://www.pcgamer.com/developers-fear-for-mac-gaming-as-apple-deprecates-opengl-support/

54c24 No.5574

a mão invisível do capitalismo triunfa mais uma vez

43358 No.5576

>>5572

Pois é…

Diz lá que GRANDES JOGOS é que andam aí e são OpenGL.

Fodam-se esses cromos que não são de empresa nenhuma, apenas uns bastardos que só querem aparecer e bater punhetas com likes.

24669 No.5578

>>5576
>Diz lá que GRANDES JOGOS é que andam aí e são OpenGL.

hmm, talvez TODOS OS JOGOS LANÇADOS para mac nos últimos 25 anos, visto que era a única API gráfica que a Apple suportou nos últimos anos até ter cagado completamente nela nos últimos 8 anos???

mas pronto, se quiseres coisas mais recentes:

>rocket league

>cs:go
>mad max
>SOMA
>FM2018

lista dos melhores jogos mais vendidos para mac neste momento na Steam, nenhum destes usa metal. há alguns lá que usam metal, mas são a excepção à regra

https://store.steampowered.com/macos#p=0&tab=TopSellers

até o pessoal da maçã está descontente com a notícia, vê os comments: https://www.macrumors.com/2018/06/05/apple-deprecates-opengl-opencl-gaming/

43358 No.5580

>>5578

> hmm, talvez TODOS OS JOGOS LANÇADOS para mac nos últimos 25 anos, visto que era a única API gráfica que a Apple suportou nos últimos anos até ter cagado completamente nela nos últimos 8 anos???


Ou seja, respondes a ti próprio… era a única API gráfica, que outra podiam utilizar.

Mas diz um, DIGA UM, que seja Open GL!

>>rocket league

>>cs:go
>>mad max
>>SOMA
>>FM2018

Ó ignorante, são jogos DirectX, depois emulados no macOS para OpenGL.

Percebes agora porque é que gaming no Mac é tão merda?

Ninguém usava OpenGL para jogos. Muito menos jogos decentes.

Os que não são, são jogos Unreal Engine ou Unity, e as versões atuais desses motores suportavam OGL, e agora suportam Metal.

Morre, p.f. não sabes do que falas, disparas à sorte.

2f61b No.5583

>>5572

>Mac gaming


O quê ?!

24669 No.5584

>>5580
>Ó ignorante, são jogos DirectX, depois emulados no macOS para OpenGL.
>"e-esses jogos têm versões w-windos, logo o jogo é directx!"
AHAHAHAHA

literalmente todos esses jogos são source ports para Mac que usam opengl nativamente, não há cá "emulation layers" de directx para opengl.

>Ninguém usava OpenGL para jogos. Muito menos jogos decentes.


diz isso à id software, todos os jogos deles desde a id tech 3 usam opengl exclusivamente no windows
diz isso à valve, que atualizou os jogos de goldsource para funcionarem exclusivamente em opengl em windows
diz isso a todos os desenvolvedores como a feral e a aspyr que nos últimos anos trabalharam em source ports para mac que mudaram a api gráfica de directx para opengl nativamente e viram-se gregos para o fazer porque a apple se recusava a atualizar o opengl dos drivers deles mesmo quando não existia metal nos macs

>Percebes agora porque é que gaming no Mac é tão merda?

sim, porque a apple é uma plataforma amiga do desenvolvedor e adota e suporta standards/apis universais que ajudam no desenvolvimento, só que não

>lembrete diário que apis gráficas não são só usadas em joguetes, mas também em ferramentas de produtividade que vão sofrer com a "Coragem™" da apple

483c1 No.5591

>>5584

> Depois de levar na tromba e de lhe ser demonstrado que estava errado, entra em rage mode e começa a desbaratar ainda mais merda.


> sim, porque a apple é uma plataforma amiga do desenvolvedor e adota e suporta standards/apis universais que ajudam no desenvolvimento, só que não


Sim, Linux é que é bom para jogos, ainda tem menos jogos que Mac!

Lembrete diário que iOS superior em números de utilização que DirectX e Vulkan….

> lembrete diário que apis gráficas não são só usadas em joguetes, mas também em ferramentas de produtividade que vão sofrer com a "Coragem™" da apple


Lol… triste…

Apple tem mais influência que qualquer outra empresa, se eles dizem para usar Metal, a indústria usa Metal.

Burro como a piça, a Apple anunciou segunda-feira um formato de ficheiro para AR, e ADIVINHA!? A Adobe na própria WWDC anunciou que ia suportar o formato USDZ. Ahhhhhh!

Windows é cagativo, é só para jogos e pobres que só têm 200€ para dar por um computador.

Linux é irrelevante, uma minoria de merda usa aquilo, mas está sempre na internet a mandar bocas.

80% dos computadores acima de 1000€ são Apple… explica…

2d8e8 No.5592

>>5591
>Depois de levar na tromba e de lhe ser demonstrado que estava errado
Ele não estava errado.. os jogos correm nativamente em ogl.. não há emulação nenhuma.

Mas o que mete mais nojo com as merdas que dizem é o facto deste bando de merdas ainda dar resposta aos teus baits.

>applefag diz merda

>RETARDADOMENTAL CORRE EM DIREÇÃO AO TECLADO PARA DEFENDER OPSJDOSDHFOSDF+KSP+JGJ em vez de estar caladinho e deixar o palhaço falar sozinho.

2311b No.5593

>>5591
Sei que és o gajo da Apple pelo monte de reticências que usas nos teus comentários
Nem preciso ler
És um meme
Kel cumpz
;)

483c1 No.5594

>>5592

Prova o que dizes.

24669 No.5599

File: 1528391270811.png (28.97 KB, 642x228, api gráfica inovadora.png) ImgOps Google

>dev de jogo unity (engine que suporta metal, btw) diz que não pode portar o seu jogo para mac porque os seus shaders não são compatíveis com mac

WEW MOÇO
metal a mostrar mais uma vez a sua inutilidade no desktop

43358 No.5600

>>5599

Que jogo é?

94c29 No.5602

>Apple quebra compatibilidade com uma biblioteca livre para fazer uma versão proprietária
Mais notícias às 20h.

43358 No.5603

>>5600

Ainda estou à espera…

>>5602

Lol, mentiroso, a Apple não vai quebrar nada do OpenGL, simplesmente vai deixar de atualizar.

E “OpenGL” não é nada “livre”, é duma empresa privada.

A única razão de alguém usar OpenGL é porque é a única opção para Linux, e até há pouco, para Mac.

94c29 No.5606

>>5603
>Lol, mentiroso, a Apple não vai quebrar nada do OpenGL, simplesmente vai deixar de atualizar.
E impedir que desenvolvas com OpenGL, ou o Xcode vai suportar isso e a App Store vai-me deixar publicar aplicações que usem OpenGL?

>E “OpenGL” não é nada “livre”, é duma empresa privada.

Isso não tem rigorosamente nada a ver com ser livre. A spec e as implementações de referência usam todas licenças copyleft. É software livre. Ao contrário de Metal.

94c29 No.5607

>>5603
>A única razão de alguém usar OpenGL é porque é a única opção para Linux
"Socorro o que é Vulkan?!"

87054 No.5608

>>5607

É preciso explicar que a maioria das aplicações esfaimem desenvolvimento há muito mais tempo que o Vulkan saiu…

Puto, volta para os teus joguinhos…

87054 No.5609

>>5606
Sim e sim.

Se não gostas, compra um PC… oh wait… nunca compraste Mac nem vais comprar.

7af02 No.5613

>>5609
>sem argumentos
Isto vai-te chocar, mas eu provavelmente uso Macs mais do que tu, e sem qualquer dúvida já usei mais (em número) do que tu. Faz parte do meu trabalho. É um horror. O hardware nem é muito mau, mas o sistema operativo é atroz.

>>5608
Antes que faças mais backtracking, a tua afirmação foi a seguinte:
>A única razão de alguém usar OpenGL é porque é a única opção para Linux
Isto está completamente errado. Vulkan é uma opção, OpenGL não é a única em Linux.
Agora que alguém te mostrou que estavas errado estás a fazer uma mudança de postes para "ai mas é muito pouco usado" o que é completamente verdade, mas em nada contradiz o que eu disse sobre a tua afirmação inicial que, volto a referir, era uma mentira.

43358 No.5642

>>5613
> Isto vai-te chocar, mas eu provavelmente uso Macs mais do que tu, e sem qualquer dúvida já usei mais (em número) do que tu. Faz parte do meu trabalho. É um horror. O hardware nem é muito mau, mas o sistema operativo é atroz.

What the fuck did you just fucking say about me, you little bitch? I'll have you know I graduated top of my class in the Navy Seals, and I've been involved in numerous secret raids on Al-Quaeda, and I have over 300 confirmed kills. I am trained in gorilla warfare and I'm the top sniper in the entire US armed forces. You are nothing to me but just another target. I will wipe you the fuck out with precision the likes of which has never been seen before on this Earth, mark my fucking words. You think you can get away with saying that shit to me over the Internet? Think again, fucker. As we speak I am contacting my secret network of spies across the USA and your IP is being traced right now so you better prepare for the storm, maggot. The storm that wipes out the pathetic little thing you call your life. You're fucking dead, kid. I can be anywhere, anytime, and I can kill you in over seven hundred ways, and that's just with my bare hands. Not only am I extensively trained in unarmed combat, but I have access to the entire arsenal of the United States Marine Corps and I will use it to its full extent to wipe your miserable ass off the face of the continent, you little shit. If only you could have known what unholy retribution your little "clever" comment was about to bring down upon you, maybe you would have held your fucking tongue. But you couldn't, you didn't, and now you're paying the price, you goddamn idiot. I will shit fury all over you and you will drown in it. You're fucking dead, kiddo.

Ninguém aqui acredita em ti.

> Isto está completamente errado. Vulkan é uma opção, OpenGL não é a única em Linux.

Agora que alguém te mostrou que estavas errado estás a fazer uma mudança de postes para "ai mas é muito pouco usado" o que é completamente verdade, mas em nada contradiz o que eu disse sobre a tua afirmação inicial que, volto a referir, era uma mentira.

Burro como uma porta.

É… AGORA… seu estupido.

Ora diz aí jogos que usem Vulkan no Linux?

Ora diz aí software profissional que use Vulkan na versão estável corrente no Linux?

Nada, porque é muito recente.

Obviamente pelo contexto do meu post se percebe ao que me refiro.

Além disso, que interessa a porcaria do Vulkan, já existe o MoltenVK que é muito mais simples do que a Apple andar atrás das tretas open source que geram sempre incompatibilidades, para um programador é só preciso adicionar a biblioteca ao bundle da App, e está feito, nem é preciso testar em 300 placas gráficas diferentes como o Vulkan, a partir daí, a Apple toma responsabilidade pelo Metal.

Já agora, é mesmo por isso que o OpenGL falhou, e o Vulkan vai pelo mesmo caminho, e porque o DirectX venceu.

O OpenGL, o driver desenhado para a placa gráfica é/era escrito pela fabricante da placa gráfica, e por isso, a AMD estava-se a cagar para a Nvidia e a Nvidia estava-se a cagar para a AMD, arranjando as duas sempre maneiras de foder o software a meio e suportar features diferentes, a ver se vendem mais umas placas gráficas. Já o DirectX era escrito pela Microsoft, e as fabricantes das placas apenas tinham de abrir as pernas e dar acesso ao hardware. Resultado, o DirectX venceu sem margem para dúvida. Só não venceu no software que queria ser compatível com Linux e Mac.

O metal segue o mesmo caminho, a Apple a se peidar para as fabricantes de GPUs, por uma razão é que a Nvidia não passa agora nos Macs, porque não está “disposta” a abrir as pernas como a AMD e a PowerVR.

Entretanto, a Apple já faz os seus GPUs, o que significa que são optimizados para correr Metal de raiz.

Lá tens isso no Windows ou no Linux…

94c29 No.5666

>>5642
>Ninguém aqui acredita em ti.
Ninguém acredita que alguém trabalha com Macs diariamente? Sim, que insólito. Mas olha, adorava estar a mentir, é definitivamente a pior parte do meu dia de trabalho.

>Ora diz aí jogos que usem Vulkan no Linux?

>Ora diz aí software profissional que use Vulkan na versão estável corrente no Linux?
Nova mudança de postes que não tem absolutamente nada a ver com a tua afirmação falsa, que relembro que foi esta:
>A única razão de alguém usar OpenGL é porque é a única opção para Linux
Eu nunca disse que Vulkan era muito usado. Eu não disse que era bom. Eu não falei na nvidia, na amd ou sequer na apple. Eu disse que OpenGL não é a única opção em Linux.

>muh contexto

Kek. Disseste uma mentira, foste apanhado e agora dizes que o problema é o contexto.

>é muito mais simples do que a Apple andar atrás das tretas open source

Estranho, para uma empresa que não quer andar atrás de tretas open source, farta-se de copiar código da BSD:
https://en.wikipedia.org/wiki/Berkeley_Software_Distribution
>Darwin, the system on which Apple's macOS is built, is a derivative of 4.4BSD-Lite2 and FreeBSD
Se não fosse open source, nem kernel tinham :/ que chatice

Faz lá mais um post a chamar-me nomes e a mudar os postes pela 4a vez, já nem quero saber.

43358 No.5689

>>5666

> Ninguém acredita que alguém trabalha com Macs diariamente? Sim, que insólito. Mas olha, adorava estar a mentir, é definitivamente a pior parte do meu dia de trabalho.


E eu sou o pai natal!

> Nova mudança de postes que não tem absolutamente nada a ver com a tua afirmação falsa, que relembro que foi esta:


LOL, é exactamente a mesma coisa.

> Eu nunca disse que Vulkan era muito usado. Eu não disse que era bom. Eu não falei na nvidia, na amd ou sequer na apple. Eu disse que OpenGL não é a única opção em Linux.


É sim.

> Kek. Disseste uma mentira, foste apanhado e agora dizes que o problema é o contexto.


Coitado…

> Estranho, para uma empresa que não quer andar atrás de tretas open source, farta-se de copiar código da BSD:


Ou seja, és burro como um cóio.

A Apple copiou o FreeBSD no início, depois seguiu o seu caminho.

Tu pensas que és inteligente, mas és mais um ignorante, não sabes a definição de software fork.

> Se não fosse open source, nem kernel tinham :/ que chatice


Que chatisse.

> Faz lá mais um post a chamar-me nomes e a mudar os postes pela 4a vez, já nem quero saber.


Faz lá mais um post a insultar a minha inteligência, só porque acha que é inteligente.



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